Hoje no e-mail que recebo do PHP Classes, notei que o assunto do email me chamou mais atenção do que o normal. Geralmente minha leitura deste e-mail em específico é uma rápida passada de olhos nos nomes das classes publicadas. Dificilmente alguma coisa me interessa se eu não estiver realmente procurando por uma classe. Informações irrelevantes sobre como eu leio meus e-mails a parte, o assunto deste realmente me fixou, pois o assunto era ‘Debate sobre trabalho remoto para desenvolvedores Web’. Eu sou desenvolvedor Web, e tenho trabalhado remotamente desde o começo, nunca tive um vínculo formal com nenhuma das empresas que prestei serviço.

É interessante ter essa liberdade de poder trabalhar em casa, mas essa liberdade trás responsabilidades bem maiores que as habituais dos funcionários presenciais das empresas. Como na maioria das vezes seu empregador/cliente quer o serviço pronto, você acaba tendo a impressão que trabalha 24 horas por dia em função deles. O contrário disso também pode acontecer, quando você está entre projetos e o seu chefe acha que você não está fazendo nada, mas também não oferece uma reciclagem ou algum treinamento que pode melhorar seu rendimento para o próximo trabalho.

O título deste post é pra me lembrar e também postar aqui que o PHP Classes, além de fornecer aquele monte de classes pra você usar, ainda conta com um podcast chamado Lately in PHPa edição atual sobre trabalho remoto você pode baixar para ouvir clicando aqui. Também é bom passar pela seção de empregos do site, quem sabe você não acha uma colocação melhor no mercado de trabalho?

Este artigo não é um post patrocinado, estou apenas aproveitando para devolver um pouco do que esse site já me proporcionou.