Feed Posts

Geral & Opinião Rafael em 03/11/2007 06:20 am

O fim da Blockbuster está perto?

Don Reisinger escreve para um blog da C|NET aproximando a tecnologia da (sua) casa. Feed devidamente assinado, fiquei surpreso ao ver a notícia em pleno dia de finados, dando conta de que a Blockbuster estaria morrendo.

Apesar de não ter tanta visibilidade no Brasil, quase todo mundo sabe que Blockbuster é a empresa gigante no ramo de locadoras de filmes (começou no VHS), tão famosa na terra de Bill Gates que o termo “Blockbuster” virou termo utilizado para definir filmes com grande sucesso (ou seria apelo) comercial. Então como uma empresa que tem tamanho alcance consegue estar para falir? A resposta divide-se em duas: O modelo de negócios ultrapassado e a Concorrência e as duas respostas fundem-se numa solução: Netflix.

Empresa que nasceu mais de dez anos depois da Blockbuster (1985 contra 1998) a Netflix focou seu mercado no aluguel de filmes pelo correio. O usuário tem uma lista de filmes que gostaria de assistir e, um a um, os DVDs são despachados para a casa do assinante, junto com um envelope para devolução. Você fica o tempo que quiser com o DVD, porém cada nível de assinatura limita a quantidade de DVDs que você pode levar pra casa. Isso custa 16 dólares por mês e dá direito a ficar com 3 DVDs ao mesmo tempo. A Blockbuster tem algo parecido com isso, chamado de Movie Pass, onde você paga uma mensalidade (aqui no Brasil R$ 65 reais)e pode alugar uma quantidade de filmes (se me lembro bem 30 um por dia). No Netflix a quantidade é ilimitada desde que você fique com somente 3 DVD’s em casa. Mas por que eu estou explicando isso? Como eu moro no Brasil quis conhecer as duas empresas já que uma está engolindo a outra, e observar novidades que podem vir para o nosso belo país.

A Netflix revolucionou de vez o mercado quando, associada a diversos estúdios, passou a disponibilizar, sem aumentar sua taxa, download de filmes completos, com qualidade semelhante a do DVD. Você fica alguns dias com o arquivo no computador, assiste e depois de um tempo ele não funciona mais (estou falando do arquivo, ão do seu computador). Isso está gerando uma dor de cabeça enorme para a Blockbuster, que tentou fazer um serviço similar que não obtém nem metade do sucesso do Netflix. Junte isso ao estilo preguiçoso do americano de ser, mais o anúncio de perdas de mais de 35 milhões de dólares, demissões e fechamento de 540 lojas (uma delas na minha rua) e você entende porque a sentença de morte da blockbuster foi dada. Segundo o autor do post ela dura 2 anos. Quanto tempo você acha que vai durar?

Fonte da notícia: Slashdot

Conheça a Blockbuster

Conheça a Netflix

Update: O leitor Mauro, deixou um comentário, citando uma “cópia” brasileira do serviço NetFlix, o NetMovies, tentei me cadastrar lá pra testar o serviço, mas eles não entregam em Florianópolis ainda. Resta esperar…

Compare Preços de: games, PS2, PS3, Nintendo, Wii, iPod, pen drive, mp4 player, hospedagem, teclado usb, tv usb, ponto de acesso wi-fi no JáCotei.

Posts relacionados:


  • LG e NetFlix vão oferecer download de filmes direto para a televisão
  • Computador bom para jogos
  • G1 Tecnologia pisa na bola…
  • Cruz credo
  • reCAPTCHA não funciona? Pense de novo.
  • [Soluções] Como configurar o teclado abnt no Linux
  • Relatório mensal de Tráfego Julho 2007
  • Joost e SopCast
  • Google Desktop Search para Linux é mais do que beta
  • Desktop com peças de notebook? É fria.



  • 3 Responses to “O fim da Blockbuster está perto?”

    1. on 04 Nov 2007 at 11:52 am 1.Varda said …

      Fiquei de cara, mas acho que a BB vai durar mais tempo que os dois anos, vai ser uma morte lenta e dura. hehe.

    2. on 24 Nov 2007 at 11:39 pm 2.Mauro said …

      E aqui no brasil já tem a NetMovies.
      Muito boa por sinal. assinei esse mes pra exerimentar e nem coloco mais os pés na blockbuster q tem em frente a minha casa.

    3. on 05 Jan 2008 at 5:51 pm 3.E-balaio » LG e NetFlix vão oferecer download de filmes direto para a televisão said …

      [...] uma vez a profecia sobre o fim da Blockbuster vai ficando mais próxima de se [...]

    Trackback This Post | Subscribe to the comments through RSS Feed

    Leave a Reply


    Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar
    www.tambem.com
    Fechar
    Envie por e-mail